#PUCstop | 2016-2

A intervenção #PUCstop teve como objetivo mapear afetivamente a faculdade PUC-Rio de forma colaborativa. Baseada no jogo de realidade aumentada lançado para celular em 2016, “PokemonGO”, relacionamos a descoberta e a captura de lugares e espaços com a mesma proposta do jogo, capturando e colecionando criaturas e itens.

Projetada pela turma de Questões de Mobilidade e Ubiquidade, disciplina da graduação em Design – habilitação Mídia Digital, esta intervenção buscou provocar os alunos, funcionários e professores a compartilharem o seu cantinho especial para estudar, relaxar, conversar, comer, descansar, enfim! O interessante dessa atividade foi a construção coletiva e afetiva dos espaços a partir do cotidiano e da experiência de cada um. Dessa forma, conhecemos mais sobre a nossa faculdade e seus espaços de forma divertida, interativa e colaborativa.

A comunidade da PUC foi convidada a participar do mapeamento através do convite em redes sociais e cartazetes pelo campus:

“Cada um de nós pode mostrar um pouco da faculdade a partir do seu olhar, da sua experiência. Se você é calouro, veterano, professor, funcionário… não importa. O importante é que juntos possamos revelar os melhores espaços da PUC-Rio.

COMO FUNCIONA?
1. Tire uma foto de um lugar especial para você!
2. Diga porque esse é o seu cantinho favorito ♥
3. Compartilhe no Instagram usando #PUCStop e identificando que lugar é este #MeuLugar

Pronto!

O resultado dessa “gincana” nós só vamos ver durante a Semana de Design. No dia 10, quinta-feira, vamos projetar esse álbum colaborativo no Pilotis de 13h as 17h para todo mundo que passar, dar uma olhada e reconhecer!”

registros do dia do evento

No dia da ação, montamos uma mesa com o mapa físico do campus exposto e uma série de post-its para que novos pontos fossem marcados. Projetando as publicações do Instagram em tempo real na tela, mostramos o que já havia sido feito e convidamos novos participantes, visitantes da exposição da 10a Semana de Design que colaborassem e buscassem novos PUCStop’s.

Enquanto parte da equipe recebia participantes, outra parte ficou encarregada de marcar os espaços registrados no Instagram com giz, sinalizando eles pelas # usadas, como por exemplo: #SantaSurfista #TendaAnaBranco e outros. A ação com giz trouxe mais pessoas interessadas em saber qual era a origem e o propósito daquelas marcações, por isso, buscavam nossa intervenção e colaboravam conosco.

Conforme o tempo foi passando, recebemos desses participantes diversas histórias e sentimentos relacionados a intervenção proposta. Filmando e registrando, coletamos um material muito rico que mostra que de forma divertida, criativa e colaborativa, alcançamos o nosso objetivo de levantar informações únicas sobre os espaços da faculdade a partir da experiência de cada um.

mapa digital afetivo, constituído das memórias compartilhadas pelos participantes