#DADcasanova | 2016-1

O evento “#DADcasanova” foi uma intervenção vinculada ao Departamento de Artes e Design (DAD) da PUC-­Rio que ocorreu no dia 13/06/2016 dentro do campus da universidade, sendo organizado pela turma de estudantes de graduação da disciplina “Questões de Mobilidade e Ubiquidade”, coordenados pela professora Joy Till.

A partir da pergunta: “O que você espera do novo DAD?”, nossa intervenção teve como objetivo trazer ao conhecimento público da comunidade PUC-Rio a localização e construção do novo prédio do DAD, e gerar a discussão e reflexão sobre o papel que o próprio Departamento tem dentro da universidade, e para todos os seus atores. Este questionamento teve o intuito de coletar depoimentos, ideias e soluções para situações e espaços enfrentados e frequentados pelos alunos de Design.

No dia do evento a turma se dividiu em duas equipes: uma no antigo prédio do DAD e a outra no novo. O grupo responsável por ficar no novo prédio oferecia canetas e cartões, cada qual com um pedaço de fita de cetim, previamente preparados para que os pedestres que passassem pela frente da fachada em construção, pudessem usá-los como base para depoimentos e ideias. Os papéis eram amarrados na grade de proteção na fachada, formando um grande painel de sugestões. Enquanto isso, a equipe instalada no antigo prédio transmitia ao vivo num telão o que estava acontecendo na grade da outra edificação, alternando com os vídeos dos depoimentos ali colhidos. Como utilizamos o envio em rede pelo Facebook, possibilitamos que tanto os que estavam no local quanto os que assistiam via web, pudessem participar do evento. No vídeo abaixo, um resumo geral do dia.

 

Na página do facebook estão registrados depoimentos e os vídeos realizados no evento. E aqui é possível acompanhar toda a metodologia desenvolvida para a realização da ação.