DesignMobi | 2015-2

O projeto DesignMobi foi uma ação colaborativa, construída pelos alunos de Design, juntamente com a professora Joy Till, na disciplina Questões de Mobilidade e Ubiquidade-2015.2, da PUC-Rio. Tal projeto teve como principal viés analisar as questões sobre a mobilidade dos cidadãos da nossa cidade, bem como dos visitantes e turistas, com um olhar para o futuro do Rio de Janeiro. Que mudanças estruturais eventos como as Olimpíadas de 2016 trarão para nós em relação a mobilidade/meios de transporte?

No dia da intervenção, realizada no Pilotis do Kennedy na PUC-Rio, um mapa da cidade do Rio de Janeiro foi projetado sobre uma lona, onde frequentadores da universidade, visitantes e amigos presentes na 9a. Semana de Design, colaboraram desenhando o trajeto que faziam de suas casas até a PUC. As cores diferentes dos pilots representavam a quantidade de meios de transporte que utilizavam em seu caminho. Foram usados também adesivos com cores para mostrar diferentes emoções sentidas pelas pessoas, mostrando assim quais locais eram, por exemplo: agradáveis, entediantes, provocavam raiva, felicidade, entre outros.

Após a construção do “perfil” do trajeto, pessoas que participaram da interação foram entrevistadas, relatando as experiências de sua mobilidade pela cidade até chegar a PUC.

 

O resultado de nossa intervenção DesignMobi não apenas nos apresentou um lindo mapa da cidade, colorido e traçado pelas muitas pessoas que participaram do evento, mostrando os seus diferentes locais de origem, mas também nos trouxe histórias e depoimentos dos envolvidos. Dessa forma, os participantes nos falaram de suas impressões positivas e negativas e sugeriram mudanças para a mobilidade carioca.