#volteivivo | 2015-1

A partir de uma reflexão sobre a quantidade e ousadia dos crimes cometidos no Rio, os quais chegaram à imprensa causando grande indignação, começamos um debate sobre como a sensação de insegurança já faz parte da vida dos cariocas há muito tempo. Com um tom de humor, procuramos trazer a preocupação de não nos intimidarmos e reivindicarmos uma maior segurança em nossos percursos urbanos.

Nesta intervenção, realizada pela turma Questões de Mobilidade e Ubiquidade, fizemos uma ação em várias etapas, semana a semana, culminando num evento na Lagoa Rodrigo de Freitas, no sábado pela manhã, 13 de junho.

Num primeiro momento, entrevistas foram realizadas em vídeos de celular, perguntando: Como você se protege enquanto se desloca pela cidade? Ao mesmo tempo, criamos um perfil no instagram no qual imagens de cenas urbanas cotidianas foram tingidas de vermelho, ressaltando o sangue perdido a cada dia, porém sugerindo que seria possível sair de casa e “voltar vivo”. Na página no facebook, reunimos os depoimentos colhidos, referências relativas à questões de segurança, geramos um espaço para quem aqueles que quisessem se expressar.

Você deixa de andar de bicicleta por se sentir vulnerável? Você evita abrir as janelas do carro para não ser assaltado? Você deixa de atender seu telefone na rua para não chamar atenção com um item visado? Você deixa de ir tomar seu chopp à noite porque tem medo do caminho de volta para casa? Estas foram algumas das perguntas realizadas na ação interativa à beira da Lagoa, onde havia ocorrido há poucas semanas um assassinato cruel de um ciclista. Um convite à reflexão e proposta de ideias para os cidadãos e também para os governantes.

Estamos nos limitando por conta da falta de segurança e os crimes que vemos nos noticiários, tão próximos da realidade de todos, só nos deixam mais aflitos. Assim, convidamos os moradores da cidade a compartilharem dicas: como você faz para se proteger enquanto se desloca pela cidade? E, também, o que você acha que poderia ser feito para melhorar nossa segurança?

Com a onda de violência assustadora no Rio de Janeiro, os alunos de Design da PUC-Rio se mobilizaram para ouvirem os moradores da cidade maravilhosa, os quais se mantém constantemente assombrados pelos ataques. Posteriormente, produziram os vídeos, publicando-os na web, no intuito de inspirar ações semelhantes, além de provocar a reflexão de todos.

Fomos entrevistados pelo jornalista Ricardo Boechat, da rádio BandNews e nosso evento foi registrado pela coluna do jornalista Ancelmo Gois, reforçando a relevância das questões que trabalhamos.