salva-vias | 2014-2

A intervenção propôs a discussão da necessidade de uma boa convivência entre os diversos frequentadores do corredor gastronômico, apelido da área próxima ao acesso à universidade, pela Av. Padre Leonel Franca. O local é caracterizado pelo conflito entre caminhantes, ciclistas e aqueles que estão na fila dos estabelecimentos.

Através de uma atividade interativa e bem humorada, na qual entrevistamos os passantes e usuários das barraquinhas, propusemos a reflexão sobre o comportamento cotidiano de cada um de nós. Tivemos como objetivo ressaltar como os clientes vão se alastrando sobre a ciclovia, impedindo o tráfego dos transeuntes, sejam outros pedestres ou ciclistas. E como os próprios pedestres e ciclistas não se percebem uns aos outros, nesta área de conturbada conformação.

A ação colaborativa se desenrolou durante a 8a. Semana de Design da PUC-Rio e foi composta por toda a turma de Questões de Mobilidade e Ubiquidade. Alguns alunos atuando como guardas de trânsito, aprovando ou multando os passantes, conforme seu comportamento em relação ao seu vizinho de espaço. Os outros, divididos em duplas de entrevistadores/cinegrafistas, ciclistas, fotógrafos, apoio e responsáveis pela sinalização da proposta do evento.

Toda a metodologia de construção da ação foi descrita no site desenvolvido pelos alunos, também colaborativamente. Alguns registros fotográficos foram publicados no instagram, utilizado pela primeira vez nas intervenções da disciplina.
O projeto salva-vias trouxe a discussão quanto a ocupação do espaço coletivo e o deslocamento de pessoas no ambiente da ação. Assim, teve o intuito de gerar uma reflexão do papel de cada um no espaço, observando de que forma as atitudes individuais podem ser agravantes de problemas já estabelecidos em um local.