olhos da cara | 2014-1

O #osolhosdacara foi um movimento surgido no curso de Design da PUC-Rio na disciplina Questões de Mobilidade e Ubiquidade, sob a orientação da professora Joy Till. Nesta ação, realizada na época da Copa do Mundo de futebol no Brasil, nosso objetivo foi fazer uma crítica aos custos dos alimentos e denunciar seus preços cada vez mais abusivos, expressando o desgosto pelo desrespeito ao consumidor carioca.

Um evento no facebook foi lançado, convidando:

“A copa está chegando e, junto com ela, os preços absurdos “justificados” pela vinda de turistas para o evento. Restaurantes, lanchonetes, até mesmo vendedores de coco na praia estão inflando os preços de forma exagerada.
Se você também acha isso algo inaceitável, sinta-se convidado à intervenção “Os Olhos da Cara”, organizado pelos alunos de Questões de Mobilidade e Ubiquidade (graduação em Design – PUC-Rio). O objetivo é, de uma forma criativa, dar voz a nossa insatisfação em relação a essa prática abusiva!
Amanhã, as 13h estaremos esperando você (e qualquer amigo/parente que quiser te acompanhar) no portão da universidade, na Rua Marquês de São Vicente, na Gávea!
Contamos com sua presença! Quanto mais gente, melhor!”

No dia combinado, saímos em direção à rua Marques de São Vicente, munidos de adesivos com ilustrações críticas e bem humoradas, gravador e câmeras de filmagem e fotográficas. Entrevistamos consumidores, aplicamos as ilustrações em postes, bueiros e superfícies várias. Registramos as participações dos transeuntes e transformamos o material coletado em um vídeo, posteriormente divulgado nas redes sociais, de forma a ampliar a ação e inspirar próximas iniciativas.