Revés | 2013-1

Revés foi o projeto de intervenção urbana desenvolvido durante o primeiro semestre de 2013, na turma de Mobilidade e Ubiquidade, com a participação da profa. Claudia Bolshaw, do prof. Marcelo Pereira e alguns alunos do mestrado em Design. Visou colaborar com a segurança no espaço público, fornecendo um mapa online com “pontos de assalto” e uma marcação física desses locais.

Através de um cartaz disponível para download e impressão na página oficial do projeto, o participante da iniciativa o cola no local onde ocorreu o assalto, sinalizando o lugar para que todos possam ver. No site, além de fornecer o local e o horário do ocorrido, pode ser feito um relato o descrevendo. Sendo assim, buscou atingir dois principais públicos: a vítima, que fornece os dados, e o precavido, que navega pelo mapeamento de assaltos na cidade, no intuito de se proteger. Na rede, permanece o conteúdo coletado, através do armazenamento de todos os dados cadastrados no sistema.

cartaz para inserção nas ruas

Inspirado no projeto B.O. coletivo, desenvolvido em Porto Alegre, o Revés surgiu com o objetivo de oferecer informações acerca dos riscos de assalto em regiões da cidade, apresentando um mapeamento dos dados cadastrados por vítimas de roubo e furto, através de um sistema totalmente anônimo e descentralizado, garantindo a segurança dos dados publicados. A animação da interface demonstra a ideia.

 

O portal PUC-Rio Digital nos entrevistou, assim como a Rádio CBN, o que nos deu a possibilidade de ampliar a divulgação da ação. Ao final do semestre, produzimos um manual de desenvolvimento, para que no semestre seguinte, o projeto fosse continuado na disciplina Hipermídia, responsável pela implementação do site.