+20ouagora | 2012-1

Em 2012, a conferência Rio +20 aconteceu no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco 92, trazendo temas como justiça social, crescimento econômico e proteção ambiental. Aproveitando a oportunidade, propusemos uma intervenção no campus, articulando a comunidade da PUC‐Rio e quem desejasse participar através das redes sociais Facebook e Twitter, da reflexão sobre os temas trazidos pela conferência.

A ação colaborativa + 20 ou agora, realizada pelos participantes da disciplina Mobilidade & Ubiquidade de 2012-1, utilizou ferramentas digitais gratuitas em uma expressão artística que instigou a curiosidade dos participantes, no intuito de contribuir na construção de um futuro melhor.

A partir da pergunta “que futuro você deseja?”, feita aos usuários da rede e aos frequentadores da universidade, em torno de suas impressões sobre uma ou algumas das 7 questões críticas apontadas pelas Nações Unidas, criamos a página “mais 20 ou agora”, no Facebook, para aglutinar as respostas obtidas. Ali convocávamos: – Precisamos de mais 20 anos para pensar um futuro melhor? Ou podemos agir agora? Junte-se a nós!

As respostas mais pertinentes foram resumidas e transformadas em códigos QRCode, impressos em cartazetes A4 e distribuídos em algumas árvores pelo campus, gerando interação com os passantes/participantes. Estes liam as mensagens e contribuíam com suas próprias visões, as quais íam sendo registradas pelos alunos da turma.

Alguns registros: