Sobre

DESIGN + CIDADE + COTIDIANO + EDUCAÇÃO + REDE + COLABORAÇÃO + LINGUAGEM VISUAL + INTERFACE + TECNOLOGIA + CURIOSIDADE + … = TRANSDISCIPLINARIDADE

logotipo gerado em programa desenvolvido por alunas da PUC-Rio em 2016-2

Olá, seja bem-vindo(a)!
Sou arquiteta, designer, urbanista e estudiosa do ambiente da Internet, desde os tempos em que esta surgiu em nossas vidas. Aqui você vai encontrar um repositório do que venho desenvolvendo profissionalmente.

Na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), atuo como professora no curso de graduação em Design, em disciplinas de projeto e mídia digital. No mestrado em Design do mesmo departamento, em abril de 2005 defendi a dissertação: Ciberfólio – a apresentação profissional no ambiente da Internet. Na mesma instituição, sou pesquisadora colaboradora do LIDE (Laboratório Interdisciplinar Design Educação), ligado ao PPG Design (Programa de Pós Graduação). Ali, são desenvolvidos estudos relacionados ao papel da tecnologia e da educação no ambiente acadêmico, organizacional, do trabalho, social ou ambiental. São pesquisadas questões referentes ao ensino, formação docente, interdisciplinaridade, facilitação de acesso aos sistemas computacionais e o estudo de seu potencial na comunicação e expressão humanas.

A partir de 2008, iniciei um processo de registros fotográficos cotidianos do que passei a chamar de paisagem gráfica da cidade, origem da tese Paisagem Gráfica da Cidade – um olhar sobre o Rio de Janeiro, defendida em fevereiro de 2014 no PROURB (Programa de Pós Graduação em Urbanismo) da FAU UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Esta metodologia gerou um levantamento iconográfico colaborativo, o qual permanece aberto e em desenvolvimento nas redes sociais Flickr, Facebook e, mais recentemente, Instagram. Desta forma, o trabalho acadêmico abriu-se para o público em geral, gerando interações com interessados pelo tema, mundo afora…

Desde 2009, participo do coletivo Cotidiano e Mobilidade, ligado ao NAT_EAV (Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage). Do grupo criado por Bia Amaral e Giodana Holanda em 2007, hoje também fazem parte Jac Siano, Lidice Matos, Tania Queiroz e Clorisval Pereira Jr. Através do uso de dispositivos móveis, em práticas como derivas e percursos cotidianos, desenvolvemos narrativas e mapeamentos urbanos, os quais são costurados em projetos artísticos, exposições e cursos.

Em 2014, cocriei e atualmente sou vice-coordenadora do LabIT (Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático), surgido de uma iniciativa interdisciplinar de três pesquisadoras: Adriana Sansão Fontes, do PROURB-FAU/UFRJ, Aline Couri, da EBA/UFRJ (Escola de Belas Artes/UFRJ) e eu, do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. A partir da pesquisa de Adriana Sansão, publicada no livro Intervenções Temporárias – Marcas Permanentes, trabalhamos no desenvolvimento e disponibilização de uma “cartografia do temporário”, constituída das relações entre as intervenções temporárias e os espaços coletivos cariocas, buscando identificar os lugares onde a cidade vem recebendo transformações temporárias, produzidas por apropriações espontâneas, intervenções artísticas ou festas locais. Além do mapeamento, executamos intervenções concretas e oferecemos oficinas integrando alunos de diversas instituições, articulando as áreas da arquitetura e urbanismo, artes e design.

Ainda no PROURB, participo, desde 2008, como pesquisadora colaboradora do LAURD (Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital), voltado para a leitura morfológica da cidade, com foco na capital carioca, tanto em sua forma atual, como no processo histórico que a constituiu e em suas perspectivas futuras. Para a articulação das pesquisas, são utilizadas técnicas e potencialidades da gráfica digital. Um pouco da nossa produção pode ser vista no livro Leituras Gráficas da Cidade.

A convite do Coletivo Trama – rede de conexões voltada a unir pessoas em iniciativas colaborativas na cidade, da qual tenho o prazer de ser parceira -, conto um bocado da minha trajetória aqui. Querendo fazer contato, você me encontra nas redes sociais por aí. 🙂