o evento

Na 12ª Semana de Design da PUC-Rio, convidamos visitantes e alunos de diferentes cursos para nos responder à pergunta "O que faz um designer?" em um painel de ideias escritas em post-its. A iniciativa foi criada a fim de compreender os diferentes entendimentos sobre o papel de um designer na sociedade e o que é feito em sua profissão, assim como opiniões sobre o curso de design vindas de seus alunos, professores e pessoas de fora.

Os registros da intervenção foram feitos por entrevistas em vídeo e por fotos, além do resultado dos próprios post-its. Obtivemos respostas diversas e reflexões relevantes que foram incluídas neste site com a intenção de expandir a discussão e gerar cada vez mais conteúdo para responder “O que faz um designer?”.

foto da mesa com a pergunta tema do evento

24

entrevistas

232

post-its

14

cursos

ícone para reproduzir o vídeo

dados

nuvem de palavras com a representação das respostas dadas no dia da intervenção

galeria

metodologia

ícone de lâmpada, representando ideaçãoideação

O projeto começou com uma discussão sobre o tema que abordaríamos. Como estávamos no meio do período de eleições, a turma optou por algo que fosse significativo, porém leve e que não levantasse tópicos polêmicos, mas não tínhamos nada específico em mente. Por isso, nos dividimos em grupos e fizemos um brainstorm buscando o pensamento da turma e como abordar a área de interesse, por nós definida, de uma forma singular.

Após escolhermos às ideias mais interessantes, fizemos uma enquete para que o grupo pudesse votar de forma justa e chegamos ao tópico “O que faz um designer?”. Com o tema já escolhido, nos juntamos para pensar em como reunir opiniões sobre o tópico de uma forma interativa. Alguns itens deveriam ser levados em consideração, como a necessidade de reunir pontos de vista diferentes com estudantes e professores de diferentes cursos.

Depois de pesquisas, análises de referências e discussões na turma, decidimos que poderíamos usar post its e aproveitar a Semana de Design para reunir um público maior. Como o evento estava posicionado no pilotis do Kennedy, pessoas de diferentes áreas também passavam por ali, permitindo que os resultados não se baseassem apenas na bolha de pessoas relacionadas ao curso de Design.

ícone de lista de tarefas, representando pré-produçãopré-produção

Com tudo decidido, a escolha e compra dos materiais começou. Decidimos por comprar post-its 7x10 cm por serem maiores que os usados normalmente, o que permitiria que os participantes tivessem mais espaço para escrever, e em cores diversas para atrair a atenção do público. Além desses papéis, compramos canetas também coloridas.

A ideia original era termos uma trama de fios (corda ou barbante) onde os post-its seriam presos como um varal, mas acabamos deixando essa parte de lado no dia do evento ao ver que os post-its ficavam bem no fundo preto de um dos banners da Semana de Design.

ícone de calendário, representando o dia do enventoevento

Nosso evento durou de 11h às 15h do dia 18 de outubro. Em questão de organização tivemos dois momentos. No primeiro preparamos o espaço físico da instalação, colocando uma mesa coberta com um pano preto na frente do nosso painel e nela deixamos as canetas e os post-its além de uma instrução simples de escrever seu curso além da resposta. Também garantimos que os materiais para as entrevistas e fotos (celulares, gravadores, câmeras e um tripé) estavam prontos para uso.

Com tudo pronto passamos a administrar o evento em si. Nos dividimos diversas tarefas dentro e fora da semana de design. Alguns grupos saíram com post-its e canetas pela puc para abordar novas pessoas, outro foi em uma sala de aula para fazer uma entrevista, outros desceram até os laboratórios, alguns ficaram próximos da instalação para garantir que os post its não voassem… Em resumo, acabamos nos dividindo bastante para dar conta de coletar as informações e manter a instalação funcionando.

ícone de computador com símbolo de foto e vídeo na tela, representando pós-produçãopós-produção

Com os dados coletados, a turma foi separada novamente para a divisão de tarefas de pós-produção; com grupos responsáveis pela edição e tratamento de áudios e vídeos, seleção de fotos, roteiro, análise de dados, texto e o próprio site. Cada grupo realizou seu trabalho específico, mas também participando ativamente do processo de outros. Todo o desenvolvimento do trabalho foi compartilhado com a turma e professora, que opinaram e fizeram sugestões.

A fase de pós produção consistiu, principalmente, no aprofundamento dos registros feitos com o intuito de identificar opiniões populares, a quais cursos pertenciam, e quais são as diferenças entre cada opinião. O resultado de cada grupo foi organizado no site pela turma.

conclusão

todos conhecem o termo Design, mas poucos sabem o que realmente é a profissão e o que significa ser um designer...

A intervenção não foi direcionada apenas para estudantes de Design; alunos de diferentes cursos participaram dando suas opiniões. É interessante perceber como o público que não tem muita informação sobre o curso baseia suas ideias em pontos específicos do que é comum a eles. As pessoas que cursam Marketing, por exemplo, normalmente relacionam a área de Design com publicidade, falando sobre como o designer organiza as ideias dos publicitários. Concluímos que todos conhecem o termo Design, mas poucos sabem o que realmente é a profissão e o que significa ser um designer, baseando-se no senso comum para moldar seus pontos de vista.

Durante a execução da intervenção também pudemos observar a interação dos visitantes com o painel e como ele despertou a curiosidade. Muitos que não pararam para escrever acabaram passando alguns instantes observando os post-its e aqueles que escreviam neles.

Portanto, com essa iniciativa, é possível perceber que não existe uma resposta correta do que é ser um designer. É um tópico subjetivo, que varia de acordo com os conceitos individuais de cada um. No entanto, é impossível negar a importância do designer para o mundo e suas influências na história e desenvolvimento da humanidade.

resumo da opinião da turma

No geral, todos chegaram a um consenso que a intervenção correu sem maiores problemas. Houve alguns desconfortos relacionados à pouca divulgação antes da Semana de Design, mas, no dia, tivemos uma quantidade expressiva de participantes.

Alguns alunos reclamaram sobre a estrutura não ser muito visível, e que num espaço mais chamativo, ou maior, atrairia mais visitantes, mas ninguém realmente se estressou com isso..

No todo, a turma ficou satisfeita com a intervenção e o tema, mesmo havendo algumas respostas muito brincalhonas no somatório da pesquisa; e todos concordam que a intervenção foi um sucesso.

créditos

logo puc-rio
logo dad puc-rio

DSG1417

Questões de Mobilidade e Ubiquidade

Professora: Joy Till

Tema: O que faz um designer?

Período: 2018.2

Alana Brüno

Álvaro Balbi

Arthur Francesconi

Beatriz Dobbs

Beatriz Martínez

Clara Gavinho

Filipe Miguel

Frederico Couto

Isabel Duarte

Juliana Lacerda

Luan Maia

Luisa Fleiuss

Maillon Anthony

Pedro Ramalho

Rafael Guimarães

Thiago Mesquita

Vinícius Arcoverde